quinta-feira, 12 de agosto de 2010


Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de Paraskavedekatriaphobia ou parascavedecatriafobia, ou ainda frigatriscaidecafobia.


Todo mundo já deve ter ouvido falar que sexta-feira 13 é sinônimo de que alguma coisa vai dar errado, ainda mais no mês de agosto (considerado por muitos como mês das bruxas). Isso tudo acompanhado dos filmes do Jason, o mascarado imortal de antigamente (o cara era um ser humano, mas nunca morria, pois sempre tinha outro filme, tipo ‘o retorno’), gosto nem de pensar.

Eu, particularmente, não duvido dessas lendas, tanto que nunca passo embaixo de escadas, fujo de gato preto e sempre gostei de ter comigo uma figa, um trevo de quatro folhas ou um pé de coelho (admito que este último foi abandonado desde que comecei a ter consciência de quantos bichinhos poderiam estar morrendo por conta da minha superstição!).

Também não gosto de marcar nenhum compromisso muito importante nestes dias, prefiro ficar na minha. De preferência em casa!! Mas, de onde vem essa teoria da má sorte na sexta-feira 13?

Na numerologia o número 12 é considerado algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio.

A crença de que o dia 13, quando cai em uma sexta-feira, é dia de azar, é a mais popular superstição entre os cristãos. Há muitas explicações para isso. A mais forte delas, segundo o Guia dos Curiosos, seria o fato de Jesus Cristo ter sido crucificado em uma sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos.

Mais antigo que isso, no entanto, são as duas versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa. Já notou que os conjuntos de mesa são constituidos, geralmente, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos? Deve haver um por que, não é?!

Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem à palavra friadagr = sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.
Portanto,somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias.

A crença na má sorte do número 13, porém, é tão arbitrariamente entendido que o mesmo algarismo, em vastas regiões do planeta - até em países cristãos - é estimado como símbolo de boa sorte. O argumento dos otimistas se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte. Assim, na Índia, o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Minha mãe, particularmente, adora o 13. E você, o que pensa sobre o assunto?!

4 comentários:

  1. em um mês de agosto então...
    Uma amiga de uma amiga, digamos brilhosa, antecipou o nascimento de seu filho para hoje, dia 12, para não nascer amanhã, a fatídica sexta-feira 13 de agosto.
    Não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem!

    ResponderExcluir
  2. Os Cavaleiros Templários que o digam! :P

    ...

    Mas, cá pra nós, não haveria a mais remota possibilidade de eu antecipar em uma hora que fosse o nascimento de um filho, por conta de uma data...

    Se bem me conheço, neste caso a sexta-feira 13 se tornaria símbolo da mais plena sorte e alegria e, embora realmente hoje não dê importância a superstições, provavelmente passaria a simpatizar com o número 13.

    Até hoje, nenhum medo conseguiu superar minha confiança na Felicidade, e olhe que eu tenho muitos!

    ResponderExcluir
  3. O dia 13 é um dia maravilhoso, o dia que eu nasci ué =p
    Pra mim sempre deu boa sorte, não me queixo do dia 13 não =)
    Jacqueline

    ResponderExcluir
  4. Rapaz... eu num me ligava muito nisso não! Mas depois de tantos argumentos Paraskavedekatriaphobianos eu confesso q vou ter mais cuidado com as sextas trezes... apesar de que sexta feira sempre eh bom... mesmo sendo 13.
    Obs: se num fosse esse blog eu acho q nunca iria nem imaginar q essa palavra Paraskavedekatriaphobia existia! O povo inventa de tudo né?

    ResponderExcluir