segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Consumo Sustentável

Eu já vinha pensando neste tema há algum tempo, ainda que eu nem soubesse que havia um nome pomposo para ele: consumo sustentável. Mas eis que hoje de manhã, enquanto eu tomava meu leite matinal, estava passando uma reportagem no Bom Dia PE sobre o Festival de Consumo Sustentável que está sendo realizado de hoje até a próxima sexta-feira na biblioteca pública do estado (para quem não é de Recife, infelizmente, isso é suficiente para indicar de qual biblioteca se está falando, já que só tem uma, mesmo).

E o que é o tal do consumo sustentável? É simplesmente não aderir ao consumismo. É se preocupar com o impacto do que compramos no meio ambiente.

Apesar de já vir pensando há muito sobre o assunto, confesso que muitas vezes eu não dou o melhor exemplo nesse aspecto. Talvez seja por isso mesmo que eu venha pensando sobre isso, quem sabe?

Por que temos que ter a coleção completa de CDs e DVDs de nosso artista predileto? Quantas vezes a gente escuta um CD hoje em dia? E filmes em DVD? Eu confesso que tenho um bocado que eu nunca vi nesse formato (já tinha visto no cinema, aí comprei o DVD - original - e deixo-o lá, na estante, ocupando espaço).

Às vezes eu consigo frear meu impulso consumidor, justamente me perguntando: será que eu vou usar, mesmo, este produto, ou apenas achei-o legal e quis tê-lo para mim, mas no final das contas ele vai ficar mofando em algum lugar no caos que é o meu apartamento?

Não é fácil evitar a sedução dos novos produtos, cheio de recursos maravilhosos, que nunca iremos usar. Isso sem falar no novo design, muito mais atraente e chamativo. Às vezes, tão chamativo, que depois a gente nem mais quer aquele produto.

A vida seria muito mais simples, se a gente não se deixasse levar pelo consumismo, mas, talvez, fosse mais sem graça, também.

4 comentários:

  1. Fazer compras: A melhor terapia :) Mas, o consumismo desenfreado é um dos maus do século. Eu tenho tentado praticar esse consumo sustentável tb, Márcio. Mas é tão difícil como um fumante deixar de fumar :(

    ResponderExcluir
  2. Márcio,

    Não se preocupe com seus dvds. Eles devem ser dos menos incorretos itens da sua cesta de compras...

    Eu quero é saber o que fazer com os sacos plásticos! :p

    Ou melhor: sem eles!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Ao menos com relação aos DVDs, eu desde sempre ponderei que não os assistiria e nunca quis comprá-los: devo ter uns três, além dos de Marianinha. Já CDs...

    Mas o ponto de fato não é esse, o importante é tentar conhecer a nós mesmos. Distiguir o que nos é necessário do que "apenas" nos dá prazer, distinguir nosso impulso interno do que nos é deliberadamente estimulado, o eu RG do eu CPF...

    E assim, com clareza, decidir até onde nos deixar levar e quando enrijecer. Lembrando que o prazer é necessário, sem esquecer que ele não é tudo e que o consumo é apenas uma de suas fontes.

    E aqui vai uma dica: um grande conselheiro nesses momentos é a caridade. Sem qualquer radicalismo, nem traços de cinismo, graças a ela é difícil perder o norte...

    Valeu, Márcio!

    ResponderExcluir
  4. Eu confesso: preciso estimular mais o meu eu RG... meu eu CPF ultimamente tem me dominado por completo!
    :(

    ResponderExcluir