sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Temperatura

Estou aqui no Canadá, no meu penúltimo dia de viagem. Lá fora está fazendo -0,6ºC (segundo o termômetro da casa) ou -3ºC (segundo o site de meteorologia). E olha que ainda estamos no primeiro mês do outono. O inverno promete. Pelo menos, aqui dentro fazem confortáveis 23,4ºC.

Essa preocupação com a temperatura é algo que em Recife não estamos acostumados, mas que nos países mais frios é imprescindível. Para quem sente frio em Recife (algo que eu nunca entendi como é possível), temperaturas negativas parecem o fim do mundo, mas não é bem assim. Trata-se de uma questão de usar a roupa certa, o que não tem nada a ver com tendências da moda ou frescas convenções sociais, mas ter o casaco certo para a temperatura certa.

Um erro comum entre quem não está acostumado com o frio é achar que uma solução é ficar parecendo uma cebola, usando um monte de roupas, uma por cima da outra. Nada disso. Eu tenho saído de camiseta e com um casaco, apenas. Mas um casaco bom, que agüenta frio. Se estiver ventando muito, uma calça corta-vento pode ser útil, mas em geral, uma boa e velha calça jeans e suficiente. E nos pés, apenas uma meia, de preferência de material sintético e uma sapato fechado: pode ser um tênis que não seja furado, ou uma bota de caminhada, daquelas que dá para usar em Recife.

Se o frio apertar, mesmo, pode ser necessário vestir uma sobrepele, uma espécie de colant de corpo inteiro, dividido em duas peças, uma para as pernas e outra para o tronco e braços.

Também é importante um cachecol, se bem que em geral os casacos protegem o pescoço, protetores auriculares (a proteção das orelhas pode ser conseguda com aqueles gorros que um torcedor típico do Corinthians usa) e luvas. Ah, importante, luva de lã não é boa, por conter furinhos. A luva talvez seja a parte mais complicada, pois uma luva grossa nos deixa com dificuldades para operar coisas simples, como usar uma câmera fotográfica. E uma luva fina não é suficiente. Como o frio ainda não está de matar, eu tenho usado luvas finas, mas muitas vezes deixo minhas mãos dentro do bolso do casaco, para esquentá-las um pouco mais.

No mais, é torcer para não ventar, pois o que é chato mesmo é o vento. E, como um amigo meu recifense que está morando em Montreal descobriu recentemente, andar em temperaturas próximas de zero é bom, pois a gente não sente calor, nem sua.

4 comentários:

  1. Fiquei com frio s'o de pensar nisso tudo!

    ResponderExcluir
  2. Adoro as roupas, mas odeiooo o frio =P

    ResponderExcluir
  3. Em tempo...

    Lugares frios são como o interior pra mim: bom de ir, melhor de voltar... :)

    Seja bem-vindo, Márcio!

    ResponderExcluir
  4. Hehehehe. Márcio, a cebola é necessária, muitas vezes, a depender de onde você vai. Em lugares onde a temperatura oscila muito ao longo do dia, ela é imprescindível! :o)

    Com certeza esse não é o caso do cold Canada! :o)

    ResponderExcluir