domingo, 16 de agosto de 2009

Detran

Eu me lembro de uma época, lá pelos anos 80, quando eu ainda sequer dirigia, e no início dos anos 90, quando eu passei a dirigir, que ir ao Detran-PE significava ter que se munir de muita paciência e torcer para conseguir o que quer que se fosse resolver sem ter que dar muitas idas neste órgão. Era um verdadeiro inferno. A contratação de um despachante, que salvo engano eram chamados de quatis, era quase obrigatória, mesmo para resolver a mais trivial das coisas, como pegar a segunda via de algum documento.

Era algo mais ou menos como nesse desenho de Asterix (na realidade, acho que o Detran-PE era um pouquinho pior que isso):




Mais recentemente, um verdadeiro milagre aconteceu no Detran-PE. Houve um processo de modernização e capacitação dos atendentes. Foram criados "escritórios" nos principais shoppings de Recife, e passou-se a utilizar a internet para facilitar a vida de todo mundo. Um verdadeiro serviço público como deve ser.

E por que estou falando tudo isso?

Porque no sábado do final de semana passado, eu percebi que não sabia onde estava minha carteira de motorista. Tinha perdido. Para o dia-a-dia, eu podia usar táxi, mas eu tinha que viajar no próximo final de semana (neste, que se acaba hoje), visitar um amigo em João Pessoa. O que fazer?

Na segunda-feira, entrei no site do Detran, pronto para enfrentar uma longa fila - principalmente logo após o fim de uma greve. Estou feito, pensei. Que nada. No site eu descobri que podia pedir a segunda via on-line, depois era só pagar o boleto e em até 5 dias úteis minha carteira iria estar pronta.

Epa! 5 dias úteis? Será que eles começam a contar a partir do dia seguinte da solicitação? Se fosse assim, eu não teria minha carteira para viajar. Mas, fazer o quê? Era o jeito, mesmo. Mandei gerar o boleto bancária (para se tirar a segunda via da carteira é preciso pagar uma taxa de menos de R$ 40,00) e fui correndo pagá-lo. Fui numa agência, para não correr o risco de que pagando pela internet ou numa máquina de auto-atendimento implicasse em mais demora.

Na terça-feira, consultei o site (é, além de fazer a solicitação, você ainda pode ficar acompanhando a situação do site para ver como anda o seu pedido) para ver o status do meu pedido, mas o pagamento do boleto bancário ainda estava em aberto. Sem desesperos! O site dizia que o processamento do pagamento podia levar até 3 dias úteis (nos 5 dias de prazo, estavam incluídos esses 3 dias de "compensação"). Na quarta-feira, nova consulta. Não só constava como pago, como indicava que o serviço estava concluído.

Mesmo assim, para não arriscar uma viagem perdida, liguei para o teleatendimento do Detran, e me disseram que eu fosse buscar minha carteira no dia seguinte, no posto do shopping que eu havia escolhido, a partir do meio-dia.

Na quinta-feira, fui até o Shopping Tacaruna, pegar minha carteira. Quando cheguei ao posto do Detran, notei que havia muita movimentação e alguma espera - provavelmente decorrente da demanda acumulada durante a greve. Bom, nem tudo é perfeito, mas seria um pequeno preço a se pagar por minha distração com minha carteira de motorista. Dirigi-me à triagem, para pegar uma senha, esperei uma pessoa que estava a minha frente ser atendida e disse ao atendente o que eu tinha ido fazer. Ele me perguntou se era só pegar a carteira, que eu havia solicitado pela internet. Confirmei o que eu já tinha dito. Então, para minha surpresa e alegria, ele disse que eu podia ir direto ao balcão de recebimento de documentos. Só tinha uma pessoa na minha frente, para ser atendida. Em menos de 5 minutos, cheguei no posto do Detran e recebi a segunda via de minha carteira!

Viva o Detran-PE e viva a internet!

2 comentários:

  1. E ainda conheço gente que detesta novas tecnologias e as facilidades da internet...
    Sei não...

    ResponderExcluir
  2. Pode ser... Mas é sempre bom lembrar que tecnologia sozinha não é nada (ou muito pouco!)...

    Também importante, nesse caso, foi a vontade política movida pela pressão da opinião pública diante de tantos escândalos que assolavam os Detrans de todo o país naquele período. Ponto também para o(s) governo(s), precisamos reconhecer essas raras ocasiões...

    De mais a mais, acredito mesmo que o "Detran" de Oslo era equivalentemente eficiente nos idos de 80... ;)

    Viva a eficiência e a seriedade no serviço público!

    ResponderExcluir