sábado, 22 de agosto de 2009

Que país é esse?

Sou crente! E por isso creio na democracia e nas suas instituições. Creio que somente pela forma republicana de governo poderemos evoluir para termos governantes honestos.

Sou crente! E por isso creio que nosso povo não poderia estar melhor representado. Os nossos governantes são o retrato da nossa nação. Nem mais, nem menos. Os recentes (e contínuos) escândalos do Senado só me fazem mais crédulo disso.

Revolto-me todos os dias. Bastam cinco minutos na rua para isso. Invariavelmente vemos todo tipo de gente, de todas as classes sociais, desrespeitando todo tipo de regra, norma, lei, conveção social apenas para benefício próprio. É isso, e não a política ou os políticos, que faz o nosso país o que ele é.

Desde que me entendo por gente escuto que a educação é o caminho para mudar essa realidade. Penso um pouco diferente: o que mudará o nosso povo são os valores do que é certo ou errado. Desde que me entendo por gente que também vejo bradado aos quatro ventos que o brasileiro tem algo que ninguéma mais tem, o jeitinho brasileiro. Esse jeitinho de tirar vantagem de tudo, mesmo que isso signifique que alguém será prejudicado.

Que pena que temos isso!

Não sou santo. Que atire a primeira pedra quem nunca tentou ter vantagens por meios, no mínimo, questionáveis. Passar um sinal vermelho quando não vem nenhum carro na outra rua apenas porque estamos atrasados, por exemplo. Mas não vou desistir de tentar acertar mais do que errar.

Será que eu deveria trocar o título para "Que povo é esse?"?

7 comentários:

  1. ...

    Como diria o velho "Françuá": não estou de acordo com aquilo que (aqui) dizes, mas lutarei até o fim para que te seja possível dizê-lo, mon amie...

    Vive la différence!

    Abraço,
    Noh.

    ...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Querido Emo,

    Faço parte do time que acredita na educação, pq penso tb que os valores do que é "certo" ou "errado" formam-se, em parte, a partir daí. Afinal, antes de qualquer coisa, é preciso ter a noção do significado de tais valores na sociedade.

    Além disso, tenha calma, Eminho! Vc é mto jovem ainda! :)

    Aleluia, irmão! :p

    Lou

    ResponderExcluir
  4. Amigo e Jovem Paulo,

    Como disse um dia um velho amigo: "Gilmar, você é muito jovem e prá macaco novo, tá entrando muito na mata".

    Eu acredito no princípio das pessoas e nossas atitudes são o exemplo que temos por formação. Vamos continuar sendo corretos e honestos, pois afinal muita gente acredita em nós e nos respeita. Veja dentro de nossa família e herança que ela nos deixa, afinal Paulo, você se indigna muito fácil, você é muito jovem...

    gilmalanpaidelan

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkkk

    Logo que li esse post achei que o autor foi tão revoltado na escrita que fiquei sem saber o que comentar!!!
    Imagina...eu, sem palavras...

    Pensei até em colocar três pontinhos (...) pra pelo menos mostrar meu silêncio!!
    Mas, já que(ufaa) não fui a única, aqui vai meu comentário:

    Paulo, vamos lá: junte os dedos indicador e polegar em cada mão, feche os olhos, respire fundo e repita: hummmmmmmmmmm!!!

    ;)

    ResponderExcluir
  6. Diante de tantas "críticas" a esse post, devo dizer, em defesa de Paulo, que concordo com tudo! :)

    Júlia

    ResponderExcluir