sábado, 29 de agosto de 2009

A Garota Afegã!

Hoje eu resolvi falar aqui sobre uma reportagem que li já faz algum tempo, mas que desde que eu li, me deixou incrível.
Normalmente eu escreveria esse tipo de post no meu outro blog - Robilob, mas... como ultimamente tudo que escrevo nele é sobre minha viagem (quando tenho tempo) e não quero escrever sobre viagem aqui também, resolvi falar aqui sobre o que geralmente falo lá...
kkkkkkkkkkkkkk (que complicado).

Mas, mais complicado ainda é que agora foi que me toquei que meu dia de postar era ontem.
Porque pensei: se dia 01 é terça, então 28 é sábado.
Sim, é!
Para meses com 30 dias... como agosto tem 31... dia 28 foi ontem!
Mas também... descobri agora que minha data esse mês era 28 (não cheguei a decorar). Mas fiz as contas... e vi que....
iiiii, vou mais explicar não...
Porque na verdade, meu dia é dia 10!!!
Me devolvaaaaaaaaaaaaaaaam!

Mas, voltando ao post...

Garota Afegã ©Steve McCurry
É uma história já conhecida, com uma imagem que rodou o mundo.
Em 1984, um fotógrafo da Revista National Geographic, documentando um campo de refugiados afegãos, no Paquistão, fotografou uma menina de olhos verdes.
Os olhos são de medo e também de raiva.
A foto virou capa da revista e tornou-se uma de suas capas mais conhecidas.
Mas, essa história não passaria de mais uma história se, 17 anos depois, o fotógrafo não tivesse resolvido voltar ao Paquistão para tentar encontrar a menina novamente.


E ele conseguiu!

Ela se chama Sharbat Gula. Tem entre 28 e 30 anos (nem ela própria sabe exatamente quantos anos tem). Os olhos continuam desafiadores.
Ela nunca viu sua foto de criança, nunca soube que saiu na capa de uma revista e não consegue entender como sua imagem tem tocado tantas pessoas.

E, apesar de tantos anos vivendo num país em guerra, ela continuava viva, o fotógrafo conseguiu encontrá-la (nem o nome dela ele sabia) e a fotografou novamente!


SÓ PARA COMPLEMENTAR:

Vários exames e estudos foram feitos para provar se a mulher encontrada era mesmo a garota.
Ela foi examinada por um oftalmologista no Paquistão; a partir de sua foto de criança, seu rosto como seria hoje, foi esculpido por um escultor forense da Filadélfia, levando em consideração os anos passados, a etnia, dieta e estilo de vida da garota; suas fotos faciais foram comparadas por um examinador forense para o FBI, em Washington; e o homem que inventou o aparelho de reconhecimento automático da íris, John Daugman, professor de ciência da computação na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, também examinou as fotos, usando técnicas e cálculos matemáticos na análise da íris.
E todos concluiram, sem restar dúvidas, que as duas são a mesma pessoa.

Quem quiser ler a matéria completa na National Geographic, clica aqui!
(a matéria está em inglês, mas com a ajuda do tio "google" você pode traduzi-la para o português, caso não compreenda em inglês. Vale a pena ler).

E, pensando bem... acho que vou colocar esse post no meu outro blog também!
;)

5 comentários:

  1. Robi, é engraçado como eu quase ouço sua voz enquanto leio, pois você escreve exatamente como fala. Voltando ao post, o que sempre me chamou atenção na matéria foi como em 17 anos a mulher envelheceu muito mais do que o esperado, pelo menos o esperado por mim. O sofrimento nos envenena.

    ResponderExcluir
  2. É a Lei da Relatividade aplicada, Paulo.

    Para nós, leitores/telespectadores da NatGeo, foram 17 anos, talvez menos... Anos dignos de recordar. Já para os milhares que vão sendo registrados a cada reportagem, como ela, tudo não passou de um "flash" há tanto tempo que nem mesmo se esperava encontrá-la viva, ou as suas recordações...

    Magnetismo, gravidade, energia... Guerra, ódio, fome, medo... Grandezas contra as quais podemos muito pouco, mas que precisamos continuar desafiando.

    Boa, Robi!

    Noh.

    ResponderExcluir
  3. Paulo,
    Váaaaarias pessoas já me disseram isso.
    Que leem rápido, inclusive!
    kkkk
    Posso fazer nada!
    :)

    E em relação à garota, como Noh disse, anos depois, seu olhar representa exatamente esse desafio de continuar existindo!

    Mesmo parecendo improvável!

    ResponderExcluir
  4. To bege!!!! Essa senhora tem entre 28 e 30 anos??? Realmente, o estresse causa envelhecimento precoce!!! Mais que provado!!! To mais bege ainda do tal fotógrafo ter conseguido encontrar ela, e viva!!! Mas é isso aí... gostei Robi... e tb consigo ouvir tua voz qd leio!!! kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Massa, Róbi! :o)))

    Vi essas fotos e outras tantas, muito tocantes, na exposição da Magnum que estava no Centro Cultural da Caixa, na Av. Paulista.

    Muito, muito bom! :o)))

    ResponderExcluir