quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Sucesso

Há pouco mais de um mês, eu estava conversando com um amigo, quando fiz um comentário do tipo:
- Uma pessoa de sucesso deve ganhar pelo menos uns...
Neste momento meu amigo me interrompeu, perguntado:
- O que é uma pessoa de sucesso? Para mim, ter sucesso é fazer o que se gosta e não fazer o que não se gosta.
Nossa conversa continuou, mas essa definição de sucesso não me sai da cabeça desde então.

De fato, o que é ter sucesso?

É até fácil afirmar que uma música que não para de tocar nas rádios seja uma música de sucesso, pelo menos naquele momento. No entanto, o que falar de um Van Gogh, que foi um verdadeiro fracasso de vendas enquanto vivo - discute-se se ele chegou a vender algum quandro em vida -, mas postumamente tornou-se o pintor dos quadros mais caros do mundo.

E o que dizer daquela pessoa que estampa as capas da revistas como profissional do ano, ganha fábulas de dinheiro, é invejado por todos, só viaja de primeira classe, mas tem que marcar uma hora em sua agenda para brincar com os filhos? Profissionalmente ele pode até ser considerado um sucesso, mas o que dizer de sua vida? Ela é um sucesso? Para mim, não!


Ouro de Tolo, por Raul Seixas

No final das contas, talvez meu amigo tenha razão, mas é preciso adicionar uma componente temporal à definição de sucesso, caso contrário, curtir a vida loucamente, sem se preocupar com o amanhã seria sinônimo de sucesso.

Se de fato ter sucesso na vida for fazer o que se gosta e não fazer o que não se gosta, tendo condições de manter esta situação por um tempo indeterminado, posso afirmar que eu estou numa situação em que posso dizer: Minha vida é um sucesso!

4 comentários:

  1. Eu sempre questiono essa de ser melhor, mais famoso, mais rico. Eu falei para uma médica, minha prima, que fui ao melhor médico da cidade e ela me questionou: Por que você considera ele o melhor? Se para muitos o melhor sou eu e para milhares fulano é melhor. E eu comecei a refletir diante desta ingenuidade, quando ela disse: ele pode ser um bem conceituado. A mídia brasileira pode tornar qualquer pessoa numa celebridade de uma hora para outra, inclusive o melhor no mais canalha dos homens, pôxa... que agressão... vai devagar, gilmalan

    ResponderExcluir
  2. Acho que sucesso é "se sentir feliz"... Apesar de tanta desigualdade, hipocrisia, pobreza, injustiças, mentiras, maldades.... Tem sucesso quem consegue encontrar as coisas boas no meio disso tudo e ser feliz!!!! :)

    ResponderExcluir
  3. Quando eu era criança, sempre sonhei em ser rico, ou seja, na minha inocência pueril sucesso era sinônimo de dinheiro. Hoje percebo como dinheiro é pouco importante para nossa felicidade. Nosso sucesso e nossa felicidade são determinados pelo que fazemos, as amizades que cultivamos e, sobretudo como encaramos a vida e não pela carreira e pelo dinheiro que ganhamos. Estes importam, mas não determinam nada.

    ResponderExcluir
  4. Em tempo...

    Acho que o dinheiro participa da nossa felicidade na mesma medida que os fatores higiênicos daquela teoria de Administração: a falta é certeza de insatisfação mas abundância não acarreta realização.

    Supridas as necessidades básicas sua importância real decai rapidamente. E se ele for estável e seguro então... Por isso o "Sr. Consumo" quer lhe convencer que você realmente "precisa" de seus produtos ou serviços. Que você "precisa" ter e parecer mais que ser...

    Acho que o ideal é, como sempre, o equilíbrio. Olhar com clareza os dois lados e transitar com segurança e liberdade entre o fútil e prazeroso e o essencial e necessário.

    Valeu, Márcio!

    ResponderExcluir