terça-feira, 22 de setembro de 2009

Ajudando

Nunca entendi muito bem o termo auto-ajuda. Se a pessoa está lendo conselhos, experiências, opiniões de outrem, como pode ser auto-ajuda?
Em geral considero estes livros pura falácia.
Tudo bem, tudo bem, muitas coisas são certas. Mas não são um tanto quanto óbvias? “não faça tempestade em um copo d’água” dirá um, “mulheres francesas não engordam” dirá outro.
Não quer se estressar? Não dê importância demasiada às coisas cotidianas.
Não quer engordar ou quer emagrecer? Coma menos.
Dicas importantíssimas! Será que é preciso um livro pra isso?
Outros apelam para o desespero alheio ou seus sonhos e dizem que tudo será possível desde que se mentalize o que quer, pois isto fará todo o cosmo, todas as forças do universo, visível ou não, conspirar ao seu favor. Risível!
Acredito em trabalho, dedicação e perseverança! Pensamento positivo é fundamental, mas é muito fácil atribuir sucesso a uma colagem de sonhos quando dá certo e, quando não dá, atribuir a culpa à própria pessoa: ela que não quis o suficiente. E ainda chamam de segredo...
Mas eu dou o braço a torcer. Para algumas pessoas o óbvio, por mais óbvio que seja, precisa ser dito e explicado pormenorizadamente. Daí a validade destes livros e a justificativa do sucesso ao redor do mundo desse gênero “literário”. Aqui não estou fazendo valoração das pessoas que os leem (salve a reforma ortográfica), apenas afirmando que as pessoas são diferentes, para aquelas os livros são bons, para mim, não.
Disso tudo, fica claro uma coisa: estes livros só servem para enriquecer rápida e facilmente os autores. Ahhhh... acabei de entender o porquê de auto-ajuda.

6 comentários:

  1. Paulo, eu acho que eles são de auto-ajuda, porque ao dizerem o óbvio, dizem coisas que as pessoas que os lêem (abaixo a reforma ortográfica) já sabiam, mas não tinha auto-confiança o suficiente para achar que o que elas sabiam era de fato verdade.

    Aí, ao ler alguém dizer aquilo que a pessoa já sabia, essa pessoa fica mais auto-confiante.

    Isso sem falar na necessidade que as pessoas têm de acreditar numa força mágica, em algo místico, que irá mexer em suas vidas. Daí a nossa atração pela fantasia...

    Deixa eu parar por aqui, pois eu não bebi nada ainda para ficar filosofando. :D

    ResponderExcluir
  2. Você estão tão filósofos. Acho que foi a sessão divã de hoje. :)

    Emo, vc perguntou e vc mesmo respondeu a sua questão. Menininho sabido! hehehe...

    Mas, falando sério, eu entendo que até o conceito "óbvio" é relativo. Então, para alguns, as ideias que esses livros trazem são, de fato, relevantes e não tão óbvias. Ou ainda, simplesmente, elas estão esquecidas por uma razão ou outra. E os livros estão lá para lembrar.

    Seres humanos são assim, frágeis por natureza.
    E ninguém está imune a isso. Cada um se protege como pode ou como escolhe. :)

    ResponderExcluir
  3. Nossa!
    Senti uma evolução aqui.
    "Mas eu dou o braço a torcer..."
    To vendo que o Emo não é assim tão radical (acho que o conselho dos dedinhos juntos ta funcionando)
    Ufa...
    :)
    Até chegar a essa frase eu já tinha totalmente mentalizado meu comentário, que seria: Sim, mas as vezes o óbvio tem que ser dito!
    Mas a linha 21 chegou e a frase já tava lá.

    Talvez eu não seja o público-alvo (com ou sem hífen?)desses livros, estilo "O Segredo", mas acredito que até dentro desse segmento auto-ajuda existem livros e livros...

    E também nem posso falar mal do segredo porque não o li.

    Mas uma coisa pe certa: sempre existirá público para cada gênero literário, pois como todo mundo sempre diz: o que seria do azul...

    UPDATE: Comecei a comentar o post e fui ver um filme na tv que tava começando e não enviei...quando voltei já tinham 2 comentários.
    Então... comentando os comentários: Ta vendo, Emo!

    ResponderExcluir
  4. rsrsrsrs..... engraçado essa frase: as vezes o óbvio tem que ser dito!
    No curso que to fazendo essa semana, sobre gerência de projetos... o prof diz: Existem coisas obvias em um projeto, tipo: um cronogramma a ser seguido, a definição de algumas atividades.... Masssss, não basta ser óbvio, temos que escrevê-los, documentá-los... Talvez seja isso... é realmente tudo muito óbvio nesses livros de auto-ajuda!!!! Mas,ver esse óbvio escrito, é uma forma de validar tudo isso... e até pra relembrar algumas coisas q esquecemos... mesmo sendo tão óbvias!!!!
    Eu confesso que não tenho paciência de ler esses livros... mas confesso tb que qd vou a uma livraria é inevitável que eu dê umas folheadas neles para ler algumas coisas óbvias... só p ter certeza mesmo :P

    ResponderExcluir
  5. Por falar em ajuda, pelamordedeus, ngm merece esse código de verificação para postar comentário... Pelamordedeus! Haja santa paciência... hummm por falar em paciência, alguém teria um livro de controle-se a si mesma, principalmente, quando estiver de TPM????
    hauuahuahuahuahauhauhauhauhauhuah Brincadeirinha

    Bjo Bjo

    ResponderExcluir
  6. Em tempo...

    Confesso que nunca li um desses, por pura falta de interesse, nada contra um "estilo literário" comprovadamente eficiente para os autores...

    Mas vou mais longe que nossa Paulinha e digo: nesse mundo em que tanta atenção se põe buscando cabelo em ovo, chifre em burro, água em marte e Deus no horário nobre, o óbvio, o simples, o pacífico, o essencial deve ser dito e redito... sempre.

    Parabéns, Paulo!

    ResponderExcluir