domingo, 16 de maio de 2010

Por que não podemos ser civilizados?

Rua de pedestre no centro de Santiago. Não fede e não tem nenhuma sujeira no chão. Ah, isso foi no dia da festa do aniversário da cidade.

Antes que alguém fique decepcionado com o texto, não darei nenhuma resposta ao título deste post. E peço antecipadamente um desconto pelo texto, pois acabei de chegar de uma longa pedalada, que entre ontem e hoje foram cerca de 120 km. Seria um pouco mais, se câimbras não tivessem me afastado da bicicleta por um pouco menso que 10 km.

Mas voltando ao ao título do post, por que será que nós brasileiros não conseguimos ser "civilizados"? Tudo bem que em Recife (ou no Nordeste, de uma forma geral), a situação é um pouco pior de que no resto do país, mas mesmo nas cidades mais organizadas (para mim: Curitiba e Brasília, nessa ordem), as coisas ainda são muito distantes de uma boa civilidade.

Ah, e não estou comparando apenas com Europa, Canadá ou Estados Unidos (nunca fui na Nova Zelândia e Austália, então não sei exatamente de que lado dessa comparação elas entrem, ainda que eu desconfie fortemente).

Basta ir ao Chile, que a gente vê como as coisas são diferentes. Em Santiago as ruas são limpas e não se ouve poluição sonora. Não vou nem falar da questão da violência, porque aí a humilhação fica grande demais.

Eu gostaria de poder viver numa cidade em que as ruas não fedessem a merda (eu poderia ter sido um pouco mais "educado" e usado fezes, mas essa palavra é sutil demais para o fedor em frente ao Porto Digital), que as sarjetas não fossem lixões ao ar livre, que eu não fosse acordado na manhã do sábado com o caminhão da Localiza semi-novos anunciando suas ofertas, enfim, que houvesse um mínimo de civilidade.

Bom, por hoje é só. Próximo mês eu pretendo retomar esse assunto, analisando algumas teorias para esse nosso grau de incivilidade.

4 comentários:

  1. O ferdor ta grande mesmo... pelas ruas do Recife Antigo então melhor nem comentar!!! Apesar do nosso país ter milhares de coisas boas de sobra... ainda falta EDUCAÇÃO! :(

    ResponderExcluir
  2. E o pior é que a gente acaba se acostumando com isso.
    Só quando saimos e voltamos é que vem o choque.

    ResponderExcluir