quinta-feira, 16 de julho de 2009

Dezesseis

Hoje é o dia 16, e é o meu dia de escrever neste blog coletivo.


Confesso que pensei em muitos temas para essa minha estreia oficial. Pensei em falar sobre amizade, viagens, fotografia e muitas outras coisas que me interessam no dia-a-dia, mas resolvi escrever sobre o número 16.


Além de ser o dia em que eu nasci, o número 16 é especial por várias outras razões:


É o primeiro número que na língua portuguesa é formado pela justaposição de dois outros números. Até o número 15, cada número tem seu nome próprio, digamos assim. A partir do dezesseis (dez e seis), os criadores de nossa língua parecem ter ficado com preguiça de inventar novos nomes, e resolveram mesclar outros já existentes. É claro que o doze tem uma certa semelhança com o dois, mas não é a junção de dois com dez. É mais um dois estilizado. O mesmo vale para o treze, o catorze e o quinze. A partir do dezesseis, não. Tudo muda. Vem o dez e sete, ou dezessete, o dez e oito e o dez e nove. Ok, o vinte tem nome próprio, mas em seguida a ele, nem justaposição ocorre. É soma pura. Pelo menos a língua portuguesa só faz somar, abrindo mão de multiplicar, como se faz no francês, em que 80 é quatro vezes vinte e 99 e quatro vezes vinte mais dezenove.


Claro que se falássemos alemão ou inglês, o 16 perderia esta peculiaridade, mas falamos português, e é o 16, e não o 13 que marca a mudança da regra.


Outra característica interessante do 16 é que ele pode ser escrito como 24 ou como 42. Não conheço nenhum outro número que possa se escrito como mn ou nm, mas pode ser que exista. Confesso que não vou procurar.


Para quem gosta de informática, impossível esquecer que 16 é a base do sistema hexadecimal, muita usado em computação, principalmente quando se tem que escrever em código de máquina. Eu sei que sou nerd, e, por isso mesmo, passei parte da minha adolescência escrevendo códigos no meu saudoso TK-90.


Uma coisa que eu não sabia sobre o número 16, mas descobri olhando o que havia de escrito sobre ele na Wikipédia, é que há 16 onças numa libra. Realmente, o sistema de medidas usado nos países anglo-saxões é muito louco. 16 onças é igual a uma libra e 14 libras é igual a uma stone, mas dependendo do que se trata, uma stone pode ser 8, 12, 14, 15, 16 ou 24 libras. Vá entender!

6 comentários:

  1. Uau...
    Estamos no 6º post ainda e já aprendi tanto...
    A origem do Glamour, como utilizar as leis da natureza (a seu favor), que tomei a decisão certa ao malhar ao ar livre, que também padeço num paraíso (como disse Paula, no das tias), e que se eu for para o Reino Unido, jamais saberei dizer meu peso.
    \0/
    To adorando isso!!!

    ResponderExcluir
  2. Robi,

    Pior é dizer a altura. Isso porque eles basicamente só usam as libras para o peso (e uma libra é quase meio quilo - mas precisamente, 454 g). Mas para altura eles usam pés e polegadas.

    ResponderExcluir
  3. Acho que meu post será sobre o sistema internacional de medidas...
    1N alguém lembra? diferença entre K e °C?

    ResponderExcluir
  4. Márcio,

    Esse post vc não precisava nem assinar.
    É a sua cara!!! Estritamente falando...

    Sem dúvida, serei uma pessoa mais sabida depois deste blog. :)

    ResponderExcluir
  5. Márcio!

    Adorei seu post! Você resistiu bravamente e não colocou nenhuma foto daquelas cidades lindas da Inglaterra! ;o)

    Bjs!

    Suzie

    ResponderExcluir
  6. Márcio,

    e viva o 16! Apesar de eu gostar mais do 15 que é o meu aniversário! KKKKK

    Bjs,

    July :)

    ResponderExcluir