domingo, 19 de julho de 2009

A Partícula "SE"

A partícula “se” assume várias funções na Língua Portuguesa, isso é fato! Então, um belo dia, parei para refletir sobre a dita cuja qd estudava para o vestibular. E sinceramente... EU ODEIO A PARTÍCULA “SE” NA SUA FUNÇÃO “CONJUNÇÃO”. Não sei quem foi o pioneiro a fazer esse “PÉSSIMO” uso dessas duas letrinhas. Mas uma coisa é clara: Era uma pessoa extremamente insegura, indecisa, depressiva... E ainda conseguiu deixar de herança toda essa PN na nossa gramática.

Vcs já pararam para pensar qd usam essa “se” em sua inútil função conjunção condicional? Pois pensem... pra mim começou assim:

Um dia de muita tensão pré-vestibular, eu digo para minha vó: - Vovó, se eu passar no vestibular....? E ela me interrompe: - Se? Como assim “se”? Pq “se”? Acho que é melhor: Quando eu passar no vestibular! Esse “se” só atrai insegurança para sua cabecinha e permite que vc acredite que possa acontecer outra hipótese q não a desejada! Nada de “se”! Vc vai passar! Não se permita outro pensamento. Então, mudei minha frase para: - Assim que eu passar no vestibular...

Nada como a despretensiosa sabedoria dos mais velhos hein?

Pois é, desde então fiquei com isso na Cuca. E cada vez mais, tenho certeza que este “se” tem que ser abolido do meu vocabulário. Incontrolavelmente eu o uso em situações de indecisões, inseguranças e coisa e tal! Um Saco!

E se o avião cair?

E se eu for demitida?

E se eu passar no concurso?

E se eu fizer isso ao invés daquilo?

E se isso e se aquilo?

Ahhhh.... que !@$%¨&* de “se”

Pode até ser que o avião caia mesmo. Mas de qualquer forma vc vai chegar em algum lugar, então diga: Quando eu chegar no meu destino...

E capaz de vc ser demitida mesmo... Quem quer um funcionário com tanta insegurança?

E “se” vc passar num concurso? Vai passar nunca... Cala boca e vai estudar ao invés de ficar “sesseando”!

Se vc faz isso ou aquilo??? PQPPPP cala a boca e faz logo alguma coisa!!!

Bem, é isso. Sei que é praticamente impossível abolirmos 100% dessa inútil dose “de nada” que representa a tal “se”. Mas pelo menos, podemos nos policiar em algumas situações e evitarmos tantas dúvidas em nossos pensamentos. Sejamos mais objetivos Chicos...... DIGAM NÃOOOO AO “SE”.

5 comentários:

  1. Essa é nossa Musa da Folha de Coca!

    Quando fala
    diz pouco de si
    já quando escreve...

    De puta madre, chica!

    Noh.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Assino embaixo, Paula!!

    "Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar." (Shakespeare)

    Bjoss

    ResponderExcluir
  4. Paula!!!

    Finalmente um post com letras coloridas! :o)))

    Acho que o "se" por si só não é o problema, mas sim a quantidade de "se"s que falamos por minuto... :p

    Bjs!

    Suzie

    ResponderExcluir
  5. Adoro a frase:
    "Não sabendo que era impossível, ela foi lá e fez!"
    Não sei de quem é... mas quem a disse com certeza já tinha abolido o "SE" dos seus pensamentos!

    ResponderExcluir