quarta-feira, 22 de julho de 2009

A Longa Caminhada


Em nossas atividades cotidianas dificilmente percebemos nossa insignificância. Acreditamos que estamos cientes do nosso universo, nosso mundo. Conhecemos nossa cidade, outras cidades, outros países, outros mundos.

Achamo-nos senhores de nossos destinos e de nosso ambiente. Criamos casas, prédios, avenidas, carros, conforto. Moldamos a paisagem. Exploramos lugares extremos. Exploramos o fundo do mar.

Mas só percebemos o quanto somos pequenos e frágeis ao explorar o espaço. Há 40 anos acreditamos que não somos tão pequenos assim, afinal, somos capazes até de visitar outros corpos celestes!

Mas, na verdade, apenas reafirmamos a nossa pequenez. Fomos até nosso quintal, nosso pequeno e estéril satélite e, com isso, finalmente a humanidade teve um deslumbre do tamanho de nossa existência.

Em 16 de julho de 1969 partiu a missão que levaria o primeiro homem a pisar em solo lunar. Quatro dias depois, às 23h56 do dia 20 de julho, pousaram, pisaram (na lua) e ficaram (na história).

A chegada do homem à Lua foi, sem dúvida, uma grande conquista, especialmente se considerarmos a tecnologia existente à época. Finalmente demos o primeiro passo rumo ao desconhecido.

Outros foram dados: várias sondas espaciais, o Hubble, a Estação Espacial Internacional.

Foram apenas alguns poucos passos, mas não se chega ao fim de uma maratona sem que se deem os primeiros passos. Caminhemos!


5 comentários:

  1. Grande Paulo!

    Comparadados aos infinitos desafios do universo, os nossos, cotidianos, parecem mesmo muito pequenos, simplórios até. Entretanto, por vezes percebo a vitória sobre estes últimos como os mais distantes quasars...

    Continuar caminhando ainda é, sem dúvida, a única forma de existirmos... deuses ou partículas.

    Abraço,
    Noh.

    ResponderExcluir
  2. Nossa...
    Vocês estão tão inspirados!!!
    Eu to tão partícula!!!
    Mas... continuo caminhando!
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Somos nada e somos tudo ao mesmo tempo.
    Tudo depende do referencial!
    Saudades de voces, amigos, que fazem parte do conjunto que representa o tudo na minha vida.
    Bjao,
    Lou

    ResponderExcluir
  4. Keep Moon Walking!!!! ;o)

    Adorei!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. uhuuuuuuuuuuuuuu..... esse blog é muito imprevisível.... realmente do estritamente falando ao falando besteira... essa falta de padrão é o melhor Padrão...
    "Vá rápido quando puder. Vá devagar quando for obrigado. Mas, seja lá o que for, continue. O importante é não parar!!!"

    ResponderExcluir